Pesquisa realizada pelo Instituto Fernandes Consultoria mostra vantagem consolidada do candidato, com margem de erro de 3 pontos percentuais e 95% de confiança
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A mais recente pesquisa eleitoral realizada no município de Barreiras-BA revela a liderança do candidato Tito na corrida pela prefeitura. O levantamento foi conduzido pelo Instituto Fernandes Consultoria, parceiro do Instituto Paraná Pesquisas, e contratado pela Diamantina Rádio e Televisão Ltda.
Voto estimulado
Quando apresentados com uma lista de candidatos, Tito (PT) também lidera as intenções de voto, confirmando seu favoritismo. O candidato desponta com vantagem em relação aos seus adversários diretos, consolidando seu nome como o preferido em ambas as abordagens de pesquisa – espontânea e estimulada.
Neste cenário, Tito aparece com 35,34%, com uma margem de erro de 3% para mais ou para menos ele varia entre 38,34% e 32,34%.
Otoniel Teixeira (UB) e Danilo Henrique (PP) aparecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro que é de 3% para mais ou para menos. Enquanto Otoniel recebeu 26,55% das citações, Danilo recebeu 23,87%. Davi Schmidt (Novo) recebeu 3,79% das citações.
Os indecisos somaram 7,31% e brancos e nulos 3,15%.
Cenário de voto espontâneo
No cenário de voto espontâneo, onde os eleitores foram questionados sem apresentar uma lista de candidatos, Tito lidera com uma margem significativa. Eleitores mencionaram Tito com frequência em resposta à pergunta: “Se as eleições municipais fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Barreiras?”.
Tito (PT) foi citado por 29,42% e com uma margem de erro de 3% para mais ou para menos ele tem entre 32,42% e 26,42%. Novamente Otoniel Teixeira (UB) e Danilo Henrique (PP) estão tecnicamente empatados na segunda colocação, sendo citados por 23,40% e 22,02% respectivamente. O candidato do Novo, Davi Schmidt aparece com 3,05% da preferência. Os indecisos somam 18,04% e brancos e nulos 2,68%.
Rejeição
No quesito rejeição, que mede em quais candidatos os eleitores não votariam, os quatro candidatos apresentam índices relativamente baixos, o que fortalece sua posição na corrida eleitoral.
Tito tem 25,25%, Otoniel 20,54% e Danilo Henrique 19,89%. Levando-se em consideração uma margem de erro de 3% para mais ou para menos, os três encontram-se tecnicamente empatados no quesito rejeição.
O candidato Davi Schmidt aparece com a menos rejeição, 15,45%. Os indecisos somaram 5,55% e brancos e nulos 8,79%.
Expectativa de vitória
A expectativa de vitória também favorece Tito, com a maioria dos eleitores acreditando que ele será o vencedor das eleições, independente de seu voto pessoal.
Para 34,04% do eleitorado de Barreiras, Tito vencerá as eleições, para 26,92% Otoniel vencerá, 25,90% disseram que Danilo será o vitorioso e 0,56 afirmaram que Davi sair como ganhador. Os indecisos somaram 5,92% e brancos e nulos 0,19%
Contratada pela Diamantina Rádio e Televisão Ltda., a pesquisa custou R$ 25.000,00 e teve seus dados analisados com base em amostragem estratificada e proporcional ao eleitorado local, garantindo a representatividade das diferentes regiões, idade e grupos sociais do município.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-09635/2024 e contou com 1.057 eleitores entrevistados entre os dias 24 e 26 de setembro de 2024. O estudo tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Com esses dados, a pesquisa reafirma a vantagem de Tito na disputa pela prefeitura de Barreiras, ao mesmo tempo em que sugere desafios para os candidatos concorrentes que buscam reverter o cenário atual até as eleições de 6 de outubro.
Vale ressaltar que por se tratar de um levantamento estatístico, uma pesquisa eleitoral captura um fotografia do momento cabendo ao eleitor fazer a sua análise cuidadosa não se deixando influenciar pelo resultados.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.