Em sessão da Câmara, vereadora denuncia interrupção das castrações e pede lar transitório para enfrentar o abandono de animais e risco de ataques a moradores.
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Em sessão na Câmara Municipal de Ribeirão Pires nesta quinta-feira (24), a vereadora Amanda Nabeshima (PP) criticou a suspensão das castrações gratuitas de animais e questionou o acúmulo na fila de espera para o procedimento pelo aplicativo Ribeirão Pires Digital. Segundo Amanda, o sistema digital da cidade registra uma crescente demanda sem resposta desde o início do ano, o que contribui diretamente para o aumento de animais abandonados nas ruas.
A vereadora destacou a importância do programa de castração para reduzir o abandono, especialmente entre fêmeas, que entram no cio e acabam contribuindo para o aumento da população de animais de rua.
“Minha preocupação é com as fêmeas, cadelas e gatas, que cruzam, reproduzem e acabam abandonadas, o que amplia o problema nas ruas. É fundamental que o programa seja retomado,” afirmou Amanda.
Além das castrações, Amanda Nabeshima também solicitou providências para os cães abandonados na região do Terminal Rodoviário Municipal, local onde um jovem com deficiência foi recentemente mordido por um cachorro. A situação expôs a vulnerabilidade dos animais abandonados e a falta de espaços adequados para seu acolhimento. A vereadora sugeriu a criação de um abrigo transitório para esses animais, além da possibilidade de transferir o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma área afastada, após decisão judicial que bloqueou o recolhimento de animais devido a uma denúncia de moradores próximos ao CCZ.
Amanda apelou por apoio dos demais parlamentares para viabilizar emendas destinadas à construção do abrigo transitório e reforçou que denúncias de maus-tratos, muitas vezes, não resultam em melhorias práticas para os animais.
“Os animais não estão na rodoviária porque querem, mas porque foram abandonados. Precisamos de uma solução definitiva para enfrentar o abandono e cuidar dessas vidas,” concluiu.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.