Grupo que planejava golpe nazista é preso na Alemanha

Um dos membros do grupo “Separatistas Saxônicos” foi preso em Karlsruhe, no sul da Alemanha. Foto: Uli Deck/AFP

DCM – Nesta terça (5), a polícia da Alemanha prendeu oito pessoas que integram um grupo nazista e faziam treinamentos militares para tomar o poder na região Leste do país. O objetivo dos criminosos era promover uma “limpeza étnica”, segundo as investigações.

Os detidos têm entre 21 e 25 anos e fazem parte de uma organização chamada “Separatistas Saxônicos”. Eles se articulavam desde 2020, segundo o Ministério Público do país, e integram um grupo “de 15 a 20 indivíduos cuja ideologia é caracterizada por ideias racistas, antissemitas e parcialmente apocalípticas”.

A organização criminosa se guia por uma narrativa de que a Alemanha está à beira de um colapso e faz treinamentos militares para estabelecer um novo sistema político no Leste do país, inspirado pelos ideais do nazismo.

Investigadores apontam que os planos dos detidos inclui remover “grupos indesejados de pessoas por meio de limpeza étnica” em algumas regiões. Os treinamentos dos nazistas contava com táticas de guerra urbana e manuseio de arma de fogo, e os criminosos também usavam uniformes com camuflagem, capacetes de combate, máscaras de gás e coletes à prova de balas.

Mais de 450 agentes participaram da operação e revistaram cerca de 20 imóveis na Alemanha e na Áustria. Um dos suspeitos faz parte do partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha) e tentou reagir, usando um rifle, sendo ferido na mandíbula por um disparo.

O AfD, que defende pautas como a proibição da imigração, é popular no leste da Alemanha, principalmente entre eleitores mais jovens. A sigla teve uma votação expressiva nas eleições deste ano em estados como Saxônia, Turíngia e Brandemburgo.


Descubra mais sobre Caso de Política

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe seu comentário