UFOB mantém conceito de excelência no índice geral de cursos do MEC

Universidade conquista, pelo segundo ano consecutivo, nota 4 no IGC, indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) manteve, pelo segundo ano consecutivo, o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador do Ministério da Educação (MEC) que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país. A escala de avaliação varia de 1 a 5, e os dados referentes a 2023 foram divulgados na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os indicadores estão diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Nesta edição, foram avaliados os cursos de Agronomia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição. A partir do Enade, o Inep analisou os indicadores de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades, e o nível de atualização dos estudantes. O IDD mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes.

O CPC avalia o curso considerando o desempenho dos estudantes no Enade, o IDD, o corpo docente e a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo. O IGC avalia as instituições de ensino superior com base na média do CPC, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (CAPES) e a distribuição dos estudantes entre graduação e pós-graduação.

Caso de Política | A informação passa por aqui.

UFOB, IGC, MEC, avaliação, ensino superior, Enade, qualidade, cursos

#UFOB #IGC #MEC #EnsinoSuperior #QualidadeNoEnsino #Avaliação

Deixe uma resposta