Respaldado pelo PL nacional, Comandante Rangel insiste que a legenda tenha o direito de indicar um nome para vice na chapa ao lado de Otoniel Teixeira
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – As relações entre o partido União Brasil, liderado pelo prefeito Zito Barbosa, e o Partido Liberal (PL) começam a enfrentar obstáculos significativos à medida que o cenário eleitoral em Barreiras se aproxima. Conforme vem acompanhando o Caso de Política, o pré-candidato a prefeito pelo PL, Comandante Rangel, subiu o tom ao adotar uma postura inflexível ao impor condições para qualquer apoio ao arco de aliança liderada por Zito Barbosa: o direito de indicar o candidato a vice na chapa majoritária.
Essa posição assumida por Rangel – conforme nossas fontes extra-Barreiras – parece estar alinhada com o respaldo nacional do PL, levando a especulações sobre a força e influência da legenda em negociações municipais.
Em suas redes sociais, o prefeito Zito Barbosa chegou a afirmar que “O PL está chegando para somar com nosso projeto em 2024! Ao lado do nosso pré-candidato a prefeito de Barreiras Otoniel, fomos recebidos em Brasília por grandes nomes da política nacional e do partido, como o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro”
Os fundamentos dessa tensão remontam a um suposto acordo anterior em Brasília, conforme reportado pelo Caso de Política em 21 de março deste ano, onde “Zito e Otoniel selaram uma aliança com o PL de Bolsonaro visando as eleições de 2024”. O objetivo central dessa parceria, analisando a óbvia estratégia de Zito Barbosa, seria obter maior tempo e consequente visibilidade nas propagandas eleitorais de rádio e televisão, essenciais para a visibilidade e engajamento eleitoral.
A atual demanda do PL por indicar o vice na chapa de Zito Barbosa reflete diretamente nesse jogo estratégico. Caso o prefeito não acate essa imposição, Comandante Rangel pode adotar uma postura desafiadora, potencialmente liderando uma candidatura própria. Tal movimento implicaria numa significativa redução do tempo de propaganda eleitoral para o candidato governista, o vereador Otoniel Teixeira (UB).
A distribuição do tempo de propaganda eleitoral entre os partidos é determinada pelo número de deputados eleitos para a Câmara dos Deputados. O PL ostenta a maior bancada federal, com 95 deputados, o que lhe confere um peso considerável nessa negociação pré-eleitoral.
A relação entre União Brasil e PL de Barreiras agora se encontra em uma encruzilhada crítica, onde o jogo de interesses partidários e o contexto nacional se entrelaçam com as dinâmicas políticas locais. O desfecho dessa disputa não apenas impactará diretamente a composição das alianças em Barreiras, mas também poderá influenciar a dinâmica política no cenário estadual e nacional.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.