Rio do Sul, em Santa Catarina, decreta situação de emergência após enchentes. Foto: SDC/Divulgação
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – As fortes chuvas que recentemente castigaram o Rio Grande do Sul agora avançam sobre Santa Catarina, provocando sérias inundações. De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) catarinense, 20 municípios estão em estado de alerta devido ao aumento dos níveis dos rios e ao acúmulo de água.
Rio do Sul é a cidade mais afetada, com a prefeitura decretando situação de emergência após o nível do Rio Itajaí-Açu alcançar 9,06 metros. Em apenas 48 horas, a precipitação acumulada foi de 217 milímetros, superando mais da metade da média mensal prevista. Além de Rio do Sul, os municípios de Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá também decretaram emergência.
Mais de 900 pessoas estão desabrigadas, sendo acolhidas em cinco abrigos temporários montados para atender a população. As autoridades emitiram alertas sobre o alto risco de deslizamentos, aconselhando os moradores a ficarem atentos a sinais como rachaduras no solo e trincas nas paredes. A evacuação imediata é recomendada nesses casos.
Outras regiões do estado, incluindo o Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, também enfrentam chuvas intensas. Em resposta à situação, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), ordenou a ativação do Centro Integrado de Operações da Defesa Civil estadual para monitorar os níveis dos rios e coordenar as ações de emergência.
As autoridades continuam em estado de prontidão, trabalhando para minimizar os impactos das enchentes e garantir a segurança dos moradores afetados.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.