ASCOM PMB, editado por Caso de Política – Para marcar os 133 anos de emancipação política de Barreiras, a Secretaria de Saúde local promoveu um mutirão especial de cirurgias de vasectomia e consultas pré-operatórias, reforçando seu compromisso com a saúde pública. As ações, realizadas na última quarta-feira (22) no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), trouxeram benefícios diretos à comunidade.
No mutirão, 10 homens se submeteram às cirurgias de vasectomia, enquanto outros 10 iniciaram os procedimentos pré-operatórios com consultas e orientações médicas. As cirurgias foram conduzidas pelo médico cirurgião Dr. Luciano Trindade, com o apoio de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Hélio Cristiano, residente do bairro Bela Vista, compartilhou sua experiência e a decisão familiar por trás do procedimento:
“Já tenho meus três filhos e, após o planejamento familiar realizado na Unidade de Saúde, percebi que a recuperação é mais fácil do que nas cirurgias realizadas nas mulheres. Conversando com minha esposa e filhos, decidi realizar essa cirurgia, que foi conduzida de maneira rápida e sem muita burocracia.”
O CEAH, localizado na Rua Aníbal Alves Barreiras, nº 398, oferece uma gama de serviços voltados ao público masculino, incluindo procedimentos médicos, consultas com urologistas e psicólogos, atendimentos de enfermagem, ultrassons de próstata e vias urinárias, além de pequenas cirurgias como remoção de lipomas, cistos sebáceos, verrugas vulgares e lesões de pele para biópsia.
De acordo com o coordenador do CEAH, José Itamar, atualmente não há fila de espera para cirurgias de vasectomia em Barreiras. O processo começa na Unidade Básica de Saúde de referência do bairro, onde os homens recebem acolhimento, avaliação de documentação e são encaminhados para o CEAH.
“As Unidades Básicas de Saúde fazem todo o acolhimento e, após avaliação e documentação necessária, encaminham para o CEAH. Atendemos pacientes com comorbidades, problemas crônicos como pressão alta e diabetes, e aqueles acima de 45 anos, após um exame pré-operatório básico. As cirurgias de vasectomia são rápidas e, em cinco dias, o paciente já pode retornar às suas atividades normalmente,” destacou José Itamar.
Essas ações refletem o compromisso contínuo da Secretaria de Saúde de Barreiras em oferecer serviços de qualidade e acessíveis à população masculina, promovendo a saúde e bem-estar da comunidade. Celebrando os 133 anos de Barreiras, o mutirão de cirurgias de vasectomia simboliza um passo significativo na melhoria dos serviços de saúde e no apoio ao planejamento familiar na região.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.