Apesar das críticas, o nordeste surpreende em educação e lidera matrículas em tempo integral com índices acima da média nacional
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) causou polêmica mais uma vez ao declarar em 31 de maio, que o Nordeste é a “pior região do País”. A afirmação foi feita em uma publicação no Instagram, em resposta a um comentário que afirmava que a direita não governaria mais a região: “Direita no Nordeste nunca mais”.
“Então vai continuar sendo a pior região do país, com mais criminalidade, pior educação e etc. Não venha reclamar depois”, provocou o deputado.
A declaração de Eduardo Bolsonaro, admirador do torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, ignora a realidade da região Nordeste, historicamente identificada com o espectro político progressista. Em 2022, a região representou uma derrota importante para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua tentativa de reeleição.
Apesar das críticas, o Nordeste tem se destacado em áreas como Educação. Dados do último Censo Escolar revelam que a região possui o maior número de alunos matriculados em tempo integral no ensino fundamental.
Enquanto a média nacional é de 17,5% de crianças em escolas integrais, o Ceará lidera com impressionantes 51,4%, seguido pelo Piauí, com 48,9%, e pelo Maranhão, com 40,3% dos alunos do ensino fundamental em tempo integral.
Além disso, o Nordeste se destacou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o maior número de redações nota máxima. Em sua última edição, 41% das notas 1000 foram atribuídas a estudantes da região, contrariando a visão de Eduardo Bolsonaro sobre a qualidade educacional no Nordeste.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.