Se as eleições fossem hoje, Tito seria eleito prefeito com 34,5%. Danilo Henrique ficaria com 30,4%

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6 de junho e não apurou a intenção de votos para Marciel Viana

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A mais recente pesquisa de opinião realizada em Barreiras, Oeste da Bahia, nos dias 5 e 6 de junho de 2024, encomendada pelo Portal de Notícias e sob a responsabilidade do Instituto Painel Brasil, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00395/2024, revelou o cenário atual da intenção de voto para prefeito. A pesquisa entrevistou 501 eleitores e apresenta margem de erro de 4,3% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança na casa de 90%.

Infográfico – Blog Fala Barreiras

No cenário estimulado que é quando os eventuais pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, de acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, Tito (PT) seria eleito com 34,5%. Danilo Henrique (PP), ficaria na segunda colocação com 30,4%, Otoniel Teixeira (UB) seria o terceiro colocado com 16,5% e Davi Schmidt (Novo) receberia 1,9%. Ainda de acordo com o levantamento para prefeito por faixa etária, mostrou Tito como favorito entre eleitores de 60 ou mais anos (42,5%) e Danilo Henrique com maior preferência entre os eleitores de 16 a 24 anos (46,9%).

O pré-candidato Professor Marciel Viana (Psol) não fez parte do referido levantamento o que pode comprometer números mais fidedignos e próximos da realidade das intenções de votos.

Diferentemente do que “aduz” o levantamento sob a responsabilidade do Instituto Painel Brasil, que apresenta um agrupamento etário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza números mais palpáveis quando se trata da faixa etária do eleitorado de Barreiras. Sendo por idade específica e separadas por sexo.

O Portal Caso de Política, em análise aos dados apresentados pelo Instituto, confrontando-os com os do TSE, constatou que os dados são conflitantes tanto para uma maior precisão para todos os pré-postulantes ao cargo de prefeito. Os dados oficiais sobre os que estão entre a idade de 16 a 24 são de 16.838 eleitores; ou (15,7107%). Já para Tito, na faixa apresentada pelo Instituto, que são 60 anos ou mais, representa um universo de 13.627 eleitores; ou (13,206%) calculados pelo total de eleitores da cidade. De acordo com o TSE, órgão oficial de Estado que controla os números, o eleitorado de Barreiras é de 103.075, sendo 53.771 do sexo feminino (52%) e 49.304 do sexo masculino (48%) com 16 eleitoras e eleitores com nome social, aptos a votar nestas eleições de 6 de outubro próximo.

questão importante, é que em uma pesquisa modalidade “quantitativa” com um ambiente de apenas 501 entrevistados, nomes que já não estavam na disputa e outro omitido, pode influenciar no resultado. A pesquisa realizada serve como um importante termômetro, porém cambaleia em consistência.

Cenário Espontâneo

Na intenção de voto espontânea, que é quando o entrevistado fala sem a apresentação do nome dos possíveis candidatos, Danilo Henrique e Tito aparecem na ponta, tecnicamente empatados com 18,6% e 18,3% respectivamente.

Otoniel Teixeira vem em seguida com 9,3%, Davi Schmidt com 0,7%. 5,1% afirmaram que não votaria em ninguém, e 43,7% se mostraram em dúvida, não souberam ou não responderam em quem votariam.

Análise por Escolaridade

Conforme a “pesquisa”, Tito (PT) lidera com boa margem no quesito “Escolaridade” (conforme infográfico acima) ficando a frente entre os que “Sem Escolaridade” – 41,4%, com “Ensino Fundamental” – 49,9% e com “Ensino Superior” – 34,8%. Para os que estudaram até o ensino médio, Tito tem 26,2% de simpatia ou intenção de votos.

Danilo Henrique (PP) aparece na segunda colocação, tendo preferência entre os que estudaram o Ensino Médio, 20,2%. Para os “Sem Escolaridade” são 10,5%, e com Ensino Superior 27,1% de preferência.

O pré-candidato governista, Otoniel Teixeira do União Brasil aparece na terceira posição da preferência do eleitorado de Barreiras onde entre os “Sem Escolaridade”, recebe 14,2%, com “Ensino Fundamental” 11,7%, “Ensino Médio” 18,4% e entre os que tem Ensino Superior 18,6%.

Davi Schmidt (Novo) recebeu entre os “Sem Escolaridade” 0,0%, entre os que cursaram o “Ensino Fundamental” 0,4%, Ensino Médio – 2,6% e entre os que cursaram o Ensino Superior 3,1%.

Vale aqui destacar que o levantamento realizada pelo Instituto Painel Brasil não apurou nos quesitos “Voto Estimulada x Renda”, “Voto Estimulada x Escolaridade” e “Rejeição de Voto x Gênero”, os nomes dos pré-candidatos Maciel Viana (Psol), Karlúcia Macedo (MDB) e Jusmari Oliveira, o que matematicamente faria considerável diferença na apuração estatística. Estas duas últimas apareceram no item “Espontânea” que é quando o eleitor fala voluntariamente o seu desejo em quem votar. Recentemente um pré-candidato a prefeito de Barreiras veio a público questionar a ausência de seu nome em um suposto levantamento de intenção de votos.

Rejeição entre os pré-candidatos

Otoniel apresenta a maior taxa de rejeição, com 34,6%, seguido por Tito (27,9%), Davi (18,8%), e Danilo (13,9%). Novamente nomes que reconhecidamente disputaram o pleito municipal ficou ausênte neste quesito “rejeição”.

Aos leitores e leitoras do Portal Caso de Política, cabe informar que com esta matéria, reafirmamos de maneira imparcial e isenta, o nosso compromisso com um jornalismo de apuração e investigativo. Com total respeito a todos os veículos que divulgaram o resultado, parabenizamos ao Blog Fala Barreiras pela iniciativa de contratação do levantamento. No mais, ainda que hajam questionamentos sobre a pesquisa, cada pré-candidatura tem os seus próprios levantamentos internos, e pesquisas não são feitas para se auto-enganar, não é mesmo meu caro leitorado?

Caso de Política | A informação passa por aqui

Descubra mais sobre Caso de Política

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe seu comentário