O aplicativo Pardal permite que cidadãos informem infrações eleitorais diretamente ao TSE com garantia de confidencialidade
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Desde a última sexta-feira (16), a Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo Pardal, que permite a qualquer cidadão denunciar propaganda eleitoral irregular. A ferramenta, gratuita, pode ser baixada nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Para enviar uma denúncia, o usuário deve fazer login com suas credenciais do aplicativo e-Título ou do Portal Gov.br. É necessário fornecer o nome e CPF, além de anexar provas como vídeos, fotos ou áudios. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
O aplicativo também orienta sobre o que é permitido ou proibido em propaganda eleitoral, visando evitar denúncias incorretas. Após o envio, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do caso.
Caso a denúncia não se relacione com propaganda eleitoral, a Portaria TSE nº 662/2024 orienta o uso do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) ou do site do Ministério Público Eleitoral para relatar outros crimes e ilícitos eleitorais.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.