Fotos: Ricardo Oliveira
Com apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo, Tito propõe ações concretas para resolver os problemas das comunidades rurais, investindo em turismo, saúde e agricultura
O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), com o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, participou de uma série de compromissos políticos no final de semana, acompanhado de seu vice Emerson (Avante). A agenda, que teve foco na zona rural do município, foi marcada por reuniões com apoiadores e lideranças locais, onde Tito ouviu demandas urgentes da população.
“Com essa tríplice aliança entre Barreiras, Bahia e Brasil, vamos realizar as mudanças necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também dos visitantes. Faltam poucos dias para depositarmos o voto da mudança no dia 6 de outubro, e nosso Plano de Governo Participativo (PGP) está estruturado para devolver Barreiras aos barreirenses”, afirmou Tito.
Em seu Plano de Governo Participativo, Tito se comprometeu com ações de infraestrutura e desenvolvimento para a cidade.
“Vamos trabalhar em várias frentes, como combate às enchentes, recuperação de pontes e estradas, incentivo à agricultura familiar com fornecimento de água e energia elétrica, coleta regular de lixo e a criação de uma Ceasa para que os agricultores familiares possam comercializar seus produtos. Vamos dar dignidade aos feirantes das feiras livres da cidade, retirando o esgoto que corre a céu aberto, construir banheiros e cobrir a feira da Vila Rica, garantindo dignidade para nossa população”, ressaltou.
Apoio à agricultura familiar
Tito esteve com apoiadores do candidato a vereador Mateus Medrado (PSD), no Riacho do Corrente. Em seguida participou de uma reunião com a militância da candidata Marilha Matos (PT), na Comunidade Lavras do Rio Branco. E se reuniu com amigos do candidato Vivi Barbosa (PSB), na Comunidade Sítio do Livramento, e encerrou o dia com um encontro junto a lideranças evangélicas.
Durante as visitas, os moradores das comunidades rurais manifestaram uma série de queixas, incluindo a falta de apoio à agricultura familiar, escassez de água, ausência de coleta de lixo e dificuldades no acesso à saúde. Na Comunidade de Sítio do Livramento, a moradora Soraia Aparecida Bezerra Guedes relatou que uma reforma na ponte da localidade criou problemas de enchente.
“Sofremos com enchentes há anos no riacho desde que a prefeitura fez a manutenção na ponte e estreitou as margens do riacho”, explicou Soraia. Tito reafirmou seu compromisso de resolver esses problemas e destacou a força de uma aliança entre Barreiras, o estado da Bahia e o governo federal para trazer soluções concretas.
Duas novas UPAs
Além das propostas estruturantes, Tito destacou as ações planejadas para a área da saúde, incluindo a construção de duas novas UPAs, a criação de um Hospital Universitário em Barreiras, a retomada do Emily Raquel para o atendimento infantil 24 horas e o desenvolvimento de um sistema de saúde mental com equipes multidisciplinares.
“Vamos também reforçar o quadro de agentes comunitários de saúde e implantar o serviço de telesaúde para garantir atendimento mais amplo e acessível”, disse Tito.
Ainda falando sobre o seu planejamento para a saúde, Tito disse que assim que assumir o comando da administração municipal, “a prefeitura irá comprar unidades móveis e equipá-las para atendimento médico e odontológico para a zona rural, além de reforçar e requalificar o quadro de agentes comunitários de saúde e de endemias.
O candidato também ressaltou o potencial turístico das áreas rurais de Barreiras, que podem gerar emprego e renda para as comunidades.
Turismo ecológico
“Por ser uma terra abençoada com belezas naturais, podemos desenvolver em várias localidades da zona rural o turismo ecológico, de receptividade e ainda criar um circuito gastronômico. Cada localidade pode desenvolver pratos típicos, atraindo visitantes e gerando novas oportunidades”, acrescentou Tito.
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.