
Ação coordenada pelo Gaeco com apoio da Rondesp Leste cumpre mandados em Feira de Santana, Itaberaba, Amélia Rodrigues e Coração de Maria; um suspeito foi preso preventivamente
Caso de Política com informações MP/BA – O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Desarme, que desarticulou uma rede estruturada de comércio ilegal de armas e munições com atuação em quatro municípios do interior baiano: Feira de Santana, Itaberaba, Amélia Rodrigues e Coração de Maria.
A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), contou com o suporte do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar, por meio da Rondesp Leste. Um dos investigados foi preso preventivamente por ordem da 3ª Vara Criminal de Feira de Santana, que também autorizou quatro mandados de busca e apreensão.
De acordo com o MPBA, as investigações são um desdobramento da Operação Efúgio, deflagrada em abril de 2023, e revelaram a existência de um esquema reiterado, com padrão profissionalizado de atuação. O grupo utilizava linguagem cifrada e intermediários para efetuar as transações, dificultando a detecção por parte das autoridades.
Há indícios de que o comércio clandestino de armamentos vinha ocorrendo ao menos desde o ano passado. O envolvimento direto de mais três alvos também está sob apuração, com a possibilidade de novas denúncias sendo formuladas nos próximos dias.
O MPBA destacou que a ofensiva reforça seu compromisso institucional com a defesa da ordem pública e o enfrentamento qualificado da criminalidade organizada. O tráfico de armas, segundo o órgão, representa uma das maiores ameaças à segurança coletiva, alimentando outras modalidades criminosas e ampliando o poder de fogo de facções.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#TráficoDeArmas #MPBA #Gaeco #OperaçãoDesarme #SegurançaPública #Bahia