
IBGE encerra segundo dia do Triplo Fórum Internacional com presença dos institutos nacionais de estatística dos BRICS – Foto: @graomarca
Durante fórum em Fortaleza, presidente do IBGE, Marcio Pochmann, defende iniciativa para fortalecer institutos nacionais diante do avanço das big techs e padronizar metodologias no bloco
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, propôs a criação de um centro internacional dedicado à qualificação dos servidores dos institutos de estatísticas dos países do BRICS. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (12), durante o encerramento dos debates do bloco no Triplo Fórum Internacional, realizado em Fortaleza (CE). O objetivo, segundo Pochmann, é fortalecer as instituições oficiais em um cenário de crescente produção de dados por big techs e otimizar o uso de novas tecnologias para aprimorar as informações públicas.
Segundo o presidente do IBGE, a iniciativa busca elevar o grau de convergência e coerência entre os países-membros.
“As estatísticas vêm sofrendo um desafio grande”, afirmou, citando a concorrência de dados gerados por empresas de tecnologia. “É importante criar um grande Centro Internacional para os BRICS voltado para a melhor qualificação dos servidores”, defendeu.
Pochmann também sugeriu a implementação de um Observatório dos BRICS, que funcionaria como uma base de dados unificada para aprofundar o conhecimento mútuo entre os onze países do bloco.
Mao Shengyong é Diretor Adjunto do Gabinete Nacional de Estatística da China e exaltou a reunião e seus respectivos resultados – Foto: @graomarca
A proposta foi bem recebida pelos representantes internacionais presentes. Mao Shengyong, Diretor Adjunto do Gabinete Nacional de Estatística da China, ressaltou a importância da cooperação contínua.
“Entendemos que os países do BRICS devem manter uma boa comunicação em harmonia, trabalhando por um ponto comum. Nosso objetivo é manter uma parceria com outros países e seus respectivos institutos”, declarou.
Na mesma linha, Amalia Adininggar, representante do Ministério do Planejamento da Indonésia, classificou os debates como “frutíferos” e destacou o compromisso dos países em equilibrar métodos tradicionais com as inovações da era digital.
“Mostramos nosso comprometimento em desenvolver novos indicadores na área digital”, afirmou.
O debate ocorreu no âmbito do Triplo Fórum Internacional, evento organizado pelo IBGE em parceria com o Governo do Ceará, entre 11 e 13 de junho. A conferência contou com o apoio de entidades como o PNUD, UNICEF e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e reuniu especialistas para discutir o futuro da produção de dados oficiais.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#IBGE #BRICS #Estatistica #CooperaçãoInternacional #Tecnologia #BigData #MarcioPochmann #Geopolitica