
Durante ato público com o governador, vereadora protocolou cobrança pela continuidade do programa que atendia famílias em situação de vulnerabilidade; governador anunciou investimentos na saúde, segurança, infraestrutura e educação
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A vereadora Delmah Pedra aproveitou a visita do governador Jerônimo Rodrigues a Barreiras, nesta segunda-feira (28), para protocolar pessoalmente uma carta em que solicita a imediata retomada do programa “Comida no Prato” na Casa de Reintegração Social Nova Vida. O documento, entregue ao governador durante ato público, carrega um apelo dramático: a fome voltou à mesa das famílias atendidas, e a interrupção do programa tem causado sofrimento diário.
Na carta, redigida em nome dos beneficiários da instituição, a vereadora expõe que, apesar da autorização prévia do Estado para continuidade do programa com as entidades selecionadas no primeiro edital, os alimentos deixaram de ser distribuídos há mais de dois meses.
“A fome não espera. Ela corrói, adoece, machuca os invisíveis, os pequenos, os esquecidos”, diz trecho do texto, que também destaca os impactos positivos que a iniciativa teve em famílias vulneráveis, principalmente crianças e mães solo.
Delmah pede ao governador sensibilidade para interceder e viabilizar com urgência os trâmites administrativos pendentes, lembrando que o “Comida no Prato” representava mais do que alimentação – era sinônimo de dignidade.
“Senhor governador, devolva às nossas famílias o sabor da esperança. A fome não pode esperar. O amor servido em cada prato precisa voltar”, finaliza o texto entregue por Delmah ao governador Jerônimo Rodrigues.
Investimentos anunciados
Durante a agenda oficial em Barreiras, Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote expressivo de investimentos para diferentes áreas. No setor da saúde, a principal novidade foi a chegada do acelerador linear para radioterapia no Hospital do Oeste (HO). O equipamento, que já começou a ser instalado, promete transformar a assistência oncológica na região, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Salvador. A previsão é que o serviço entre em operação no primeiro semestre de 2026.
Outras ações na saúde incluem a entrega de dois veículos tipo ambulância, um carro administrativo, um veículo para transporte intermunicipal, novos equipamentos hospitalares e a futura instalação de um aparelho de ressonância magnética, cuja licitação está marcada para o dia 30 de setembro. A unidade hospitalar também passará por ampliação, com mais leitos de UTI e enfermaria, e novas salas de cirurgia.
Na segurança pública, foram entregues 23 viaturas para reforço do policiamento na região. Jerônimo também inaugurou uma escola em tempo integral que homenageia a ex-deputada estadual Kelly Magalhães e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da estrada do Cantinho.
Outra frente contemplada foi a infraestrutura aeroportuária. O governador anunciou investimentos para a ampliação da pista e das alas de embarque e desembarque do Aeroporto Regional de Barreiras, que também ganhará um novo acesso.
Por fim, lançou o programa “Minha Casa, Minha Vida Rural”, voltado a comunidades do campo em situação de vulnerabilidade. A medida reforça o compromisso do governo com a redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania no interior baiano.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#Barreiras #ComidaNoPrato #DelmahPedra #JerônimoRodrigues #HospitalDoOeste #SaúdePública #MinhaCasaMinhaVida #InvestimentosNaBahia