Brasil deve receber aval da União Europeia para exportar mais frango, diz ministro da agricultura

Caso de Política, com informações da Reuters – O Brasil está prestes a conquistar o aval para expandir suas exportações de carne de frango para a União Europeia, revelou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em declarações feitas durante uma visita à processadora de carne de frango da BRF, no município de Lucas do Rio Verde (MT), na última quarta-feira.

Segundo Fávaro, a BRF obteve autorização para exportar produtos para o Reino Unido, um feito que ele descreveu como um retorno triunfal à Europa. “Botamos de volta os pés na Europa”, afirmou o ministro em um podcast divulgado pelo Ministério da Agricultura. “Vendemos para o Reino Unido hoje e, daqui alguns dias, vamos vender para toda a União Europeia produtos fabricados aqui em Lucas do Rio Verde.”

A União Europeia havia suspendido as importações de 20 frigoríficos brasileiros em 2018, incluindo a BRF, após seu envolvimento em uma investigação sobre segurança alimentar. Essa proibição afetou significativamente as operações da BRF, que teve 12 de suas fábricas retiradas da lista de suspensão após medidas corretivas. No entanto, as exportações das plantas excluídas permanecem suspensas, conforme relatado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Fávaro informou que a fábrica da BRF em Lucas do Rio Verde também recebeu autorização para retomar as exportações para a China, após uma suspensão que perdurava desde 2016.

Os desdobramentos representam uma importante guinada para o Brasil, que já é o maior exportador de carne do mundo, respondendo por quase 40% do fornecimento global do produto, segundo dados comerciais. No ano passado, o país enviou mais de 316 mil toneladas métricas de carne de frango para a União Europeia, de acordo com dados do governo brasileiro.

A expectativa agora é que as negociações com a UE avancem, o que poderá representar um significativo impulso para o setor avícola brasileiro e para a economia do país como um todo. Resta aguardar para ver se o Brasil será capaz de capitalizar essa nova oportunidade de mercado e garantir uma fatia ainda maior do comércio global de carne de frango.


Descubra mais sobre Caso de Política

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe seu comentário