Durante a Operação Narco Grooming, foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 44 veículos
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 16/4, a Operação Narco Grooming, uma ação determinada a desmantelar um grupo criminoso que opera no aliciamento e financiamento de “mulas” do tráfico interestadual de drogas.
A investida, que mobilizou mais de 70 policiais federais, foi marcada pelo cumprimento de 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão e 18 mandados de busca e apreensão em Manaus/AM, Tabatinga/AM e Sorocaba/SP. Adicionalmente, 44 veículos foram confiscados durante a operação.
Um momento decisivo ocorreu no Aeroporto Internacional de Manaus, onde um indivíduo foi preso em flagrante com mais de 10 kg de drogas, com a assistência de um cão farejador.
As investigações revelaram a existência de um esquema organizado que recrutava e financiava pessoas para transportar drogas para diferentes estados do Brasil, com foco especial em São Paulo. Além disso, os agentes identificaram o receptor das substâncias ilegais e as “mulas” do tráfico.
Outro aspecto importante da operação foi a identificação dos responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso, que utilizavam diversas técnicas, incluindo a utilização de “laranjas”, empresas fictícias e transações de veículos, para encobrir a origem ilícita dos fundos.
As medidas cautelares adotadas têm como objetivo reunir evidências que confirmem os crimes investigados e aprofundar a apuração sobre a origem e o destino das drogas, bem como identificar outros envolvidos no esquema.
Os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro acarretam penas que podem ultrapassar 30 anos de reclusão, destacando a gravidade das atividades desmanteladas pela operação.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.