Da ABL, editado por Caso de Política – A Academia Barreirense de Letras (ABL) abriu inscrições para a coletânea de contos “Brincadeiras dos Cerrados”, destinada a escritores regionais. O edital 01/2024, lançado nesta segunda-feira (22), convida autores a participarem do processo seletivo para a publicação da obra, que será lançada com o Selo Editorial da ABL.
Organizada pelas professoras Marilde Guedes e Adilma Vilela, ambas membros da ABL, a coletânea busca retratar o universo lúdico infantil das brincadeiras típicas dos Cerrados. “Tratar das Brincadeiras dos Cerrados vai ao encontro de um dos objetivos da ABL, que é valorizar e preservar a história e a memória da região”, afirmou a presidente da academia, Marilde Guedes. Ela destaca a importância de uma produção em coletânea para permitir a diversos autores registrarem suas vivências e sentimentos.
As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto, exclusivamente por meio de um formulário eletrônico disponibilizado ao final da matéria. Cada participante pode inscrever apenas um conto inédito, conforme as diretrizes estabelecidas pelas organizadoras.
O edital prevê que a coordenação do ABL Selo Editorial analisará a documentação dos inscritos, deferindo ou indeferindo os pedidos de inscrição. A lista das inscrições homologadas será divulgada no site da academia. Serão selecionados até 40 contos que tenham a brincadeira como tema central da narrativa. A publicação será disponibilizada em formato digital (e-book), com possibilidade de edições impressas, dependendo de patrocínios.
Além de Vilela e Guedes, o artista plástico Inácio Cordeiro, também membro da ABL, contribuirá com ilustrações. O professor e escritor Theo Santos, vice-presidente da academia, será responsável pela diagramação e arte final da obra.
No ano passado, Santos organizou a coletânea “Mistérios dos Cerrados” com o escritor Franco Porto, também membro da ABL. A primeira obra da série, “Contos dos Cerrados”, foi lançada em 2022, organizada por Ananda Lima e Valney Rigonato.
Acesse o link de inscrição clicando aqui.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.