Proposta do candidato a prefeito de Barreiras, prevê parceria com o Sebrae e a Desenbahia para estimular pequenos comércios nos imóveis do Minha Casa Minha Vida
ASCOM Tito – O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), a convite da candidata a vereadora Professora Nilza (PT), participou, na tarde deste domingo (01/09), de uma reunião com representantes de oito associações que buscam apoio para a construção de moradias populares. No encontro, realizado na Vila Rica, Tito falou sobre a criação do programa “Minha Casa, Minha Renda”, que em parceria com o Sebrae e o Desenbahia vai estimular pequenos comércios nos imóveis do Minha Casa Minha Vida.
As associações presentes, trouxeram à tona a necessidade de políticas públicas que garantam não apenas a construção de novas moradias, mas também a regularização das existentes. As reivindicações evidenciam uma realidade comum nas regiões mais carentes da cidade, onde as famílias enfrentam problemas relacionados à falta de infraestrutura e à insegurança habitacional.
Tito apresentou as diretrizes de seu Plano de Governo Participativo (PGP), que inclui um capítulo específico sobre moradia. Segundo o candidato, sua proposta é voltada para buscar recursos junto ao governo federal, visando atender à demanda de reformas e construções de casas de interesse social. Ele detalhou que a ampliação dos programas federais, estaduais e municipais é fundamental para garantir habitação digna e regularização fundiária em todo o município.
Dignidade aos moradores
Tito enfatizou ainda a importância de dar suporte ao setor de habitação do município, criando condições para operacionalizar programas de construção de casas populares com recursos próprios.
“É preciso melhorar a qualidade do ambiente urbano e implementar uma política habitacional compatível com as políticas de gestão e saneamento ambiental. Elaborar a Política Municipal de Habitação é um passo necessário para trazer dignidade aos moradores que vivem em casas desestruturadas”, afirmou Tito.
Referindo-se aos conjuntos habitacionais Arboreto 1 e 2, São Francisco, Residencial Boa Sorte e Solar Barreiras, Tito garantiu que buscará parcerias com o governo estadual, e com o governo federal, para fortalecer as políticas habitacionais em Barreiras. Ele ressaltou que todos os conjuntos habitacionais da cidade foram realizados durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff e que essa parceria histórica precisa ser resgatada e ampliada.
A Professora Nilza afirmou que tanto ela quanto Tito representam a oportunidade de mudança nos rumos da cidade. Ela destacou que, além da moradia popular, defende a implementação de creches em tempo integral nos conjuntos habitacionais, a criação de uma Secretaria de Política para Mulheres e a instituição de uma Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência.
Futuro mais justo e igualitário
A fala da Professora Nilza foi um lembrete de que a luta por moradia está intrinsecamente ligada a outras necessidades sociais, que precisam ser atendidas para que Barreiras possa avançar em direção a um futuro mais justo e igualitário. O encontro na Vila Rica foi mais do que uma reunião de campanha; foi um sinal claro de que a população está atenta e exigente quanto os compromissos que têm o potencial de transformar suas vidas.
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.