Pediatra, Vereadora Graça Melo cobra ações reais para autistas e cuidadores em Barreiras

Vereadora e médica pediatra questiona dados oficiais no município, exige atendimento prioritário e homenageia cuidadores, defendendo que o Dia Mundial do Autismo não se limite a eventos

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Em um pronunciamento marcado pela autoridade de quem atua na linha de frente da saúde, a vereadora e médica pediatra Drª. Graça Melo (Solidariedade) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Barreiras na noite desta terça-feira (01) para clamar por ações efetivas em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus cuidadores. A parlamentar questionou a eficácia dos serviços municipais, propôs homenagem aos cuidadores da rede pública e urgiu a aprovação de projeto que estende o atendimento prioritário aos pais e responsáveis.

A vereadora, com a sensibilidade de quem lida diariamente com crianças e suas famílias, expressou seu “orgulho e tristeza” em relação ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, ressaltando o longo histórico de defesa dos direitos das pessoas com TEA em seu mandato. No entanto, ela criticou a postura de comemorar avanços que, segundo ela, não se refletem na realidade da população.

“Como médica pediatra, e também como vereadora que acompanha de perto essa causa, algumas coisas eu não concordo quando o vereador também que nos antecedeu, fala de, de quanto que melhorou o atendimento no nosso município. Por quê? Diariamente no meu consultório, no meu ambulatório público do SUS, nós recebemos demanda das diretoras de escola (…) e dois meses depois voltam com a mesma queixa que não conseguiram marcar [consulta]”, relatou Graça Melo.

A parlamentar questionou os números apresentados sobre o atendimento no Centro de Especializado em Reabilitação (CER II), afirmando que as demandas que chegam ao seu conhecimento são muito diferentes. Ela enfatizou que, além dos eventos de conscientização, é fundamental garantir o acesso a serviços como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e neuropediatras, muitas vezes inacessíveis para famílias de baixa renda.

“De que adianta esse movimento? É bom é para chamar atenção na população, mas o serviço público precisa resolver também a parte dele, precisa dar continuidade”, cobrou a vereadora.

Graça Melo defendeu, ainda, a valorização dos cuidadores da rede pública, propondo uma tribuna popular para homenageá-los e reconhecer a importância do seu trabalho no apoio às crianças com TEA. Ela também ressaltou a importância de atender às mães e pais, que muitas vezes precisam de suporte psicológico.

“Inclusive, desde o meu outro mandato, eu gostei aqui e já peço o apoio de vocês para nós fazermos aqui uma tribuna popular parabenizando os cuidadores públicos das escolas públicas do nosso município. Eles merecem um aplauso dessa casa”, afirmou a médica e vereadora.

Por fim, Graça Melo cobrou a tramitação e aprovação de um projeto de sua autoria que visa garantir atendimento prioritário pelo SUS não apenas às pessoas com autismo, mas também aos seus pais, mães e cuidadores.

“Se os pais e as mães não têm acesso à saúde, como que vão poder cuidar dessas crianças que tanto precisam?”, questionou.

Caso de Política | A informação passa por aqui.

#Barreiras #GraçaMelo #Autismo #TEA #Conscientização #Saúde #Cuidadores #PolíticasPúblicas #AtendimentoPrioritário #Pediatria

Deixe uma resposta