
Portaria nº 036/2025/SEDUC, publicada na sexta (30), confirma necessidade crítica de pessoal e estabelece equipe para criar regras de nova seleção para Cuidadores, Auxiliares, Professores e Intérpretes, visando garantir atendimento aos alunos e funcionamento das escolas
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A Secretaria Municipal de Educação de Barreiras divulgou em edição do Diário Oficial do Município deste sábado (31) (Edição 4424, página 12), a Portaria nº 036/2025/SEDUC, que institui uma comissão especial encarregada de elaborar o edital de um novo processo seletivo emergencial. A medida busca suprir, com urgência, a carência de profissionais nas escolas da rede municipal, após o esgotamento da lista de aprovados do último certame (Processo Seletivo nº 002/2024/SEDUC).
O novo Processo Seletivo Simplificado (nº 001/2025/SME) prevê a contratação imediata de:
- 16 Profissionais de Apoio à Educação Especial (Cuidador II),
- 9 Auxiliares de Serviços Gerais,
- 1 Professor de Educação Física (20h) para a zona rural, e
- 3 Intérpretes de Libras (20h) para a sede do município.
Também será formado um cadastro de reserva para todos os cargos, como medida preventiva diante de futuras demandas.
Conforme publicou o Portal Caso de Política nesta sexta-feira (30), a portaria que autorizou a abertura emergencial, afirma que a falta desses profissionais já provoca “prejuízo direto à aprendizagem dos alunos e ao cumprimento das obrigações constitucionais”. Segundo o documento, cerca de 20 estudantes com deficiência na zona rural estão sem o acompanhamento de Cuidadores II.
Na sede, há déficit de intérpretes de Libras, essenciais para garantir a inclusão. Também foi identificada a ausência de auxiliares de serviços gerais, o que compromete a limpeza e a operação das unidades escolares. Já a falta de um professor de Educação Física na zona rural pode impedir o acesso de alunos à disciplina.
A comissão responsável por conduzir o processo seletivo será composta por cinco servidores da SEDUC:
- Katiuscia de Carvalho Santos (presidente),
- Márcio Moreira Lima (vice-presidente),
- Irenilta Apolonio Castro Souza (menbro),
- Naiade da Câmara Silva Santos (membro), e
- Romênia Barbosa de Carvalho (membro).
Caberá à equipe definir os critérios do edital e conduzir todas as etapas do certame, conforme determina a Lei Municipal nº 663/2005, que regulamenta contratações temporárias em casos de excepcional interesse público.
Os contratos terão vigência de 12 meses, com possibilidade de prorrogação. A portaria entrou em vigor na data de sua publicação.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#BarreirasBA #EducaçãoPública #ProcessoSeletivoEducação #EditalEmBarreiras #SEDUCBarreiras #ContrataçãoUrgente #VagasNaEducação #ServiçoPúblico #MunicípioDeBarreiras #EducaçãoInclusiva