Tensão entre Irã e Israel pode abalar o mercado de petróleo no mundo e elevar preço de combustíveis

Caso de Política com EBC – A crescente tensão entre Irã e Israel está gerando preocupações nos mercados globais de petróleo, com especialistas alertando para possíveis aumentos nos preços dos combustíveis.

No último sábado, quando os indícios de um possível conflito já eram evidentes, o preço do petróleo brent, extraído do Mar do Norte da Europa, alcançou a marca de US$ 92 por barril. No entanto, nesta segunda-feira (15), o preço recuou para US$ 89.

Para o economista e professor da Universidade de Brasília (UNB), Cesar Bergo, a cautela nos mercados está diretamente ligada às negociações que ocorrerão nos próximos dias. Ele ressalta que qualquer instabilidade pode resultar em uma alta nos preços do petróleo, afetando não apenas o mercado global, mas também o consumo interno de combustíveis, com potencial aumento dos preços.

Pedro Dallari, professor de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), também enfatiza os possíveis impactos do conflito na região no comércio global de combustíveis. Ele menciona o incidente envolvendo um navio com bandeira portuguesa apreendido pelo Irã no Golfo Pérsico no último sábado como um exemplo do clima tenso na região.

Os especialistas alertam que uma reação mais enérgica de Israel pode acirrar ainda mais o conflito na região, gerando pressão internacional, incluindo dos Estados Unidos, por uma resposta mais moderada.

Na Bahia, A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, nos arredores de Salvador, informou que o preço da gasolina vendida para as distribuidoras de combustíveis no Estado Bahia terão reajuste de 5,1%. O anúncio foi feito em comunicado na quinta-feira (18) e os novos valores já estão em vigor.

Segundo a empresa, os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do barril de petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.

Caso de Política | A informação passa por aqui

Descubra mais sobre Caso de Política

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe seu comentário