Pablo Barrozo anuncia Paulo Baqueiro para coordenar expansão do Matopiba

O anúncio aconteceu durante o Cerrado Summit em Luís Eduardo Magalhães; engenheiro agrônomo confirmou que aceitou a missão de liderar construção de plano de ação regional

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, anunciou na manhã desta terça-feira (15), durante o Cerrado Summit em Luís Eduardo Magalhães, que o engenheiro agrônomo Paulo Baqueiro foi convidado para coordenar a expansão do MATOPIBA – região agrícola estratégica formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A missão de Baqueiro, segundo Barrozo, será conduzida em nome do governo estadual, com o objetivo de formular um plano de ação a ser apresentado durante a COP30, marcada para o segundo semestre em Belém (PA).

Durante seu discurso, Pablo Barrozo destacou a necessidade de uma agricultura que concilie produtividade, sustentabilidade e inclusão social. Ele frisou que a proposta será construída de forma participativa e que a escolha de Baqueiro considera sua profunda ligação com o Oeste baiano e sua trajetória técnica.

Portanto, essa é a mensagem que trago do governo do estado, do governador: estaremos cada vez mais próximos, incentivando, escutando, dialogando, mas ouvindo quem realmente entende do negócio, para produzir uma agricultura que tenha sustentabilidade, mas que olhe o lado social e o econômico”, afirmou Pablo Barrozo.

Na continuidade, Pablo Barrozo disse:

Meu amigo Paulo Baqueiro, trago aqui em primeira mão que você vai tocar com a gente esse plano. Como presidente da comissão do MATOPIBA, e você, como oestino, junto com uma equipe extremamente preparada e com a realidade da região, faremos o melhor plano possível, a quatro mãos com toda a sociedade civil organizada”, completou o secretário.

Procurado pelo Portal Caso de Política, Paulo Baqueiro confirmou que aceitou o convite feito por Pablo Barrozo. O engenheiro agrônomo, que vive há 40 anos no Oeste da Bahia, ressaltou a responsabilidade do cargo e o compromisso de conduzir o trabalho com representações de todos os estados que integram o Matopiba.

Sim, recebi o convite do secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, e aceitei. Sou engenheiro agrônomo, moro há quatro décadas na região oeste e conheço Pablo antes mesmo de qualquer determinação política”, disse Baqueiro.

O desafio é coordenar a construção de um plano de expansão da agropecuária, da agroindústria e da mitigação dos impactos ambientais. Será um trabalho articulado com todos os estados, ouvindo produtores, secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, para que tenhamos um plano que possa ser apresentado de forma unificada ao governo federal”, explicou.

Paulo Baqueiro é esposo da vereadora de Barreiras, Diciola (União Brasil), parlamentar ligada à base de sustentação do prefeito Otoniel Teixeira. A nomeação dele para um posto estratégico dentro da articulação interestadual do governo Jerônimo Rodrigues pode ser interpretada como um movimento de aproximação entre alas do governo municipal de Barreiras e a gestão estadual.

O gesto político sinaliza, nos bastidores, a tentativa de criar pontes entre lideranças locais e a administração estadual, em meio a um cenário de tensões e realinhamentos políticos no Oeste baiano.

Caso de Política | A informação passa por aqui.

#Matopiba #AgroBahia #COP30 #DesenvolvimentoSustentável #CerradoSummit #Bahia #Agricultura #Barreiras

Deixe uma resposta