
Foto: Reprodução/Youtube/CBF
Roraimense de 41 anos assume no lugar de Ednaldo Rodrigues e promete reformular calendário estadual, combater o racismo e garantir autonomia a Ancelotti
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito neste domingo (25/5) por aclamação em pleito realizado na sede da entidade no Rio de Janeiro. Único candidato, Xaud recebeu 103 dos 141 votos possíveis. O mandato vai até 2029.
Ele assume o cargo após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pelo desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A eleição contou com a presença de representantes de 20 clubes e 26 federações — a Federação Paulista foi a única ausente.
Em seu primeiro discurso como presidente, Xaud anunciou que pretende reduzir os campeonatos estaduais para, no máximo, 11 datas. Também prometeu combater o racismo no futebol e minimizar a polêmica em torno da camisa vermelha da Seleção Brasileira, cuja adoção gerou críticas por parte de torcedores e comentaristas.
Em entrevista exclusiva ao portal Metrópoles, Xaud também abordou a chegada do técnico Carlo Ancelotti ao comando da Seleção. “A gente já tem feito contatos prévios para dar segurança jurídica e autonomia a ele, sem interferências externas”, disse.
Natural de Boa Vista (RR), Samir Xaud é médico com especializações em infectologia e medicina esportiva. Empresário do setor de bem-estar e fitness, Xaud é dono de um centro de treinamento na capital roraimense. Até então, ele era presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF), cargo que só assumiria em 2027, sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que comanda a entidade há quatro décadas. Para assumir a presidência da CBF, Samir terá de renunciar à presidência da FRF, já que os cargos são incompatíveis.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#CBF #SamirXaud #FutebolBrasileiro #EleiçãoCBF #Ancelotti #RacismoNoFutebol #CamisaVermelha #FederaçãoRoraimense #NovaCBF #CalendárioEstadual #SeleçãoBrasileira