
Deputado licenciado teria articulado com aliados uma lista de jornalistas, incluindo William Bonner, visando sanções internacionais como forma de intimidação à imprensa brasileira
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estaria articulando nos bastidores uma ofensiva internacional para tentar impor sanções a jornalistas do grupo Globo. Segundo o sociólogo Rodrigo Luís Veloso, em publicação feita em seu perfil na rede X, Eduardo confidenciou a colegas do PL que tem buscado apoio de autoridades norte-americanas para aplicar punições a nomes da imprensa brasileira, como William Bonner, Natuza Nery e Daniela Lima.
Atenção ao que eu consegui apurar com assessores que trabalham para deputados da direita. EDUARDO BOLSONARO DISSE A COLEGAS DO PL QUE ESTÁ TENTANDO SANÇÕES DOS EUA A JORNALISTAS DA GLOBO. Entre os alvos pretendidos William Bonner, Natuza Nery e Daniela Lima +
— Rodrigo Luis Veloso (@rodrigoluisvelo) July 22, 2025
A intenção seria obter o cancelamento de vistos de entrada nos Estados Unidos como medida simbólica de retaliação à cobertura crítica sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo Veloso, o parlamentar estaria convencido de que há espaço diplomático para que os EUA adotem uma posição de “parceiros contra o sistema midiático brasileiro”, conforme teria dito em reunião reservada.
Eduardo teria inclusive elaborado uma lista informal com jornalistas e veículos que, na sua avaliação, compõem o “braço midiático do sistema”. A medida, além de intimidatória, seria um gesto do bolsonarismo para mostrar força e buscar apoio externo diante dos embates judiciais enfrentados por Jair Bolsonaro no Brasil.
A proposta, no entanto, foi recebida com preocupação por entidades ligadas à defesa da liberdade de imprensa. Para especialistas, a tentativa de sanção representa uma grave ameaça ao livre exercício do jornalismo e reforça o clima de hostilidade entre o bolsonarismo e a mídia tradicional.
Até o momento, não há qualquer confirmação de que o governo norte-americano tenha sido acionado formalmente ou demonstrado disposição para atender a esse tipo de demanda. Procurada, a Rede Globo não se manifestou. Os jornalistas citados também não comentaram publicamente o caso.
A articulação ocorre num momento em que o bolsonarismo se vê cada vez mais isolado no campo institucional e tenta, com manobras simbólicas no exterior, manter sua base engajada e desafiar setores críticos da imprensa nacional.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#EduardoBolsonaro #WilliamBonner #LiberdadeDeImprensa #CensuraNuncaMais #Globo #Bolsonarismo #SançõesInternacionais #JornalismoLivre