O levantamento encomendado pelo site Bahia Notícias gera desconfiança devido a erros históricos do instituto em levantamentos anteriores
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A nova rodada de pesquisas eleitorais do Instituto Séculus, divulgada na manhã desta segunda-feira (30/09), encomendada pelo site Bahia Notícias, já começa a gerar polêmica e questionamentos. O levantamento, que apresenta o vereador Otoniel Teixeira como líder nas intenções de voto para a Prefeitura de Barreiras, levanta preocupações sobre a credibilidade da metodologia utilizada, especialmente considerando os erros crassos cometidos em pesquisas anteriores. O resultado duvidoso não pode estar prejudicando os demais candidatos na dista, mas a sociedade e a democracia.
A credibilidade do Instituto Seculus Consultoria e Assessoria Ltda já foi contestada publicamente após previsões que não se concretizaram nas últimas eleições, como ocorreu nas eleições de 2022. Naquele ano, o instituto previu a vitória de ACM Neto no 1º turno, que perderia para Jeronimo Rodrigues. Erros semelhantes também foram registrados em outras localidades, como no município de Itabuna, onde a pesquisa erroneamente posicionou o atual prefeito, Augusto Castro, como terceiro colocado.
Chama a atenção, o fato de a pesquisa ser a única entre todas a inverter o posicionamento dos candidatos tão bruscamente. O fato que “estala os olhos” é que blogs, reconhecidamente ligados a candidatura de Otoniel Teixeira – que inclusive reproduziram questionamento feitos pelo Portal Caso de Política ao Instituto Seculus, dando os devidos créditos -, hoje reproduzem sem cerimônias ou questionamento ao referido levantamento.
Diante desse histórico, a nova pesquisa, que se baseia em uma amostra de eleitores em Barreiras, deve ser examinada com cautela. A importância de pesquisas eleitorais é inegável, mas a manipulação de dados e a falta de rigor científico d ética podem comprometer a integridade do processo democrático. Quando institutos falham – voluntária ou involuntariamente – em fornecer informações precisas e transparentes, os resultados podem influenciar negativamente a percepção pública e o comportamento do eleitorado.
Além disso, é fundamental lembrar que pesquisas manipuladas podem ser consideradas crimes sob a nova legislação que combate fake news. Os candidatos beneficiados – caso se comprove enmvolvimento – por resultados duvidosos enfrentam riscos legais, incluindo a possibilidade de cassação de candidaturas.
A situação exige uma análise crítica por parte dos eleitores, que devem estar atentos às nuances e limitações das pesquisas. A integridade do processo eleitoral depende não apenas da honestidade dos candidatos, mas também da veracidade das informações que orientam o voto popular.
O Portal Caso de Política, como um veículo de comunicação sério e pautado pela ética, se reserva ao direito de não divulgar os números, indicando o link para que os eleitores de Barreiras tomem conhecimentos e fazem uma análise sob números pra lá de suspeitos.
Caso de Política | A informação passa por aqui
Descubra mais sobre Caso de Política
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.