Skip to content
logo caso politica oficial slogan.png

Caso de Política | A informação passa por aqui.

governo bahia banner parceiro caso politica.png
governo bahia banner parceiro caso politica.png
parceiro institucional caso politica publicidade.png
parceiro institucional caso politica publicidade.png
conecta lem projeto apoio caso politica.webp
conecta lem projeto apoio caso politica.webp
Primary Menu
  • Ciência & Tecnologia
  • Desenvolvimento Regional
  • Direitos Humanos
  • Educação
  • Geopolítica
  • Economia
  • Política & Poder
  • Mundo do Trabalho
  • Home
  • 2024
  • julho
  • Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional

Estratégia de combate ao Aedes com larvicida vira política nacional

Caso de Politica 10 de julho de 2024 5 minutos de leitura

Agência Brasil – O Ministério da Saúde divulgou nota estabelecendo a ampliação da estratégia criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de arborviroses como dengue, zika e chikungunya. A expectativa é de que a transformação da medida em  política pública de abrangência nacional contribua para reduzir as populações do inseto, sobretudo em cidades maiores.

A estratégia envolve as chamadas estações disseminadoras de larvicidas (EDLs). Trata-se de potes com dois litros de água parada que são distribuídos em locais onde há proliferação dos mosquitos. Em busca de um local para depositar seus ovos, as fêmeas se sentem atraídas. No entanto, antes de alcançarem a água, elas são surpreendidas por um tecido sintético que recobre os potes e que está impregnado do larvicida piriproxifeno. A substância acaba aderindo ao corpo das fêmeas que pousam na armadilha. Dessa forma, elas mesmas levarão o larvicida para os próximos criadouros que encontrarem, afetando o desenvolvimento dos ovos e as larvas ali depositados.

De acordo com a nota informativa 25/2024, editada há duas semanas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o fluxo para a adoção das EDLs envolve cinco etapas: manifestação de interesse do município, assinatura de acordo de cooperação técnica com a pasta e com a Fiocruz, validação da estratégia com a secretaria de saúde do respectivo estado, realização de capacitações com os agentes locais e monitoramento da implementação.

A estratégia deverá ser expandida gradativamente pelo país levando em conta a capacidade dos envolvidos nas três esferas: nacional, estadual e municipal. Inicialmente, esse trabalho contempla 15 cidades. Elas foram escolhidas com base em alguns critérios: população superior à 100 mil habitantes; alta notificação de casos de dengue, chikungunya e zika nos dois últimos anos; alta infestação por Aedes aegypti; e disponibilidade de equipe técnica operacional de campo.

As EDLs são uma inovação desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz que atuam no Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia (EDTA). Estudos para avaliar a estratégia começaram a ser financiados pelo Ministério da Saúde em 2016, quando a pasta passou a buscar novas possibilidades para o controle das populações de Aedes aegypti em meio à ecolosão de uma epidemia de zika. Testes realizados até 2022 em 14 cidades brasileiras, de diferentes regiões do país, registraram bons resultados.

De acordo com os pesquisadores, as fêmeas visitam muitos criadouros, colocando poucos ovos em cada um. Os estudos mostraram que aquelas que pousam na armadilha, acabam disseminando o larvicida em um raio que pode variar entre 3 e 400 metros.

Os pesquisadores consideram que a estratégia permite superar algumas barreiras enfrentadas por outros métodos de combate às populações de mosquitos. Como é o próprio inseto que propaga o larvicida, é possível alcançar criadouros situados em locais inacessíveis e indetectáveis, como dentro de imóveis fechados e em áreas de difícil acesso nas comunidades com urbanização precária. A estratégia também se mostrou propícia para galpões de catadores de materiais recicláveis, onde há muitos recipientes com condições de acumular água parada que nem sempre são facilmente encontrados.

Novas tecnologias

As EDLs já haviam sido citadas no ano passado em outra nota informativa do Ministério da Saúde que recomendou a adoção de cinco novas tecnologias no enfrentamento às arboviroses em municípios acima de 100 mil habitantes. Foram mencionadas também mais quatro tecnologias. Para monitoramento da população de mosquitos, recomenda-se o uso das ovitrampas. Trata-se de armadilhas voltada para a captura dos insetos, permitindo avaliar de tempos em tempos se houve aumento ou redução nas populações presentes em cada área.

A borrifação residual intradomiciliar, que envolve aplicação de inseticida, é indicada quando há grande infestação em imóveis especiais e de grande circulação de pessoas, como escolas, centros comunitários, centros de saúde, igrejas e rodoviárias. Já a técnica do inseto estéril por irradiação (TIE) pressupõe a liberação de grande número de mosquitos machos estéreis que, ao copularem com as fêmeas, produzirão ovos infecundos.

Por fim, também é recomendado o uso do Método Wolbachia, cuja implantação no Brasil vem sendo estudada desde 2015 também sob coordenação da Fiocruz. Originado na Austrália e presente em diversos países, ele envolve a introdução nos insetos de uma bactéria capaz de bloquear a transmissão dos vírus aos seres humanos durante a picada.

De acordo com a nota informativa publicada no ano passado, a implantação dessas tecnologias exigem um plano de ação municipal e uma definição das áreas prioritárias, a partir da prévia identificação das características epidemiológicas e socioambientais de cada território. “Cabe destacar que as metodologias podem ser combinadas entre si, considerando os cenários complexos de transmissão das arboviroses e seus determinantes, objetivando maior efetividade e melhores resultados”, acrescenta o texto.

A implementação das novas tecnologias não pressupõe o abandono das intervenções tradicionais, que dependem não apenas da mobilização de agentes públicos como também demandam a cooperação da população. Conforme a nota, as ações de educação visando à eliminação do acúmulo de água parada no interior dos imóveis, bem como as visitas dos órgãos sanitários para identificar focos, continuam sendo consideradas essenciais.

About the Author

Caso de Politica

Subscriber

Ver todos os posts

Relacionado

Tags: Aedes Aegypti larvicida

Post navigation

Previous: Governo do Estado abre novas inscrições para o programa bolsa esporte
Next: Em Barreiras, eleitores que votaram em Bolsonaro se dividem entre quatro pré-candidaturas

Posts Relacionados

Batalha das IAs 17022024

DeepSeek se consolida como 3ª força no mercado de IAs, mas Gemini é quem mais cresce

Caso de Política 17 de fevereiro de 2026 0
Desresito ao MP Carnaval de Barreiras 2026 14022026

Madrugada de violência e omissão: evento bancado pela Prefeitura de Barreiras tem indícios de desrespeito à mulher e apologia a drogas

Caso de Política 15 de fevereiro de 2026 0
Aiba na China 13022026

Aiba lidera missão à China e amplia caminhos para o agronegócio da Bahia

Caso de Política 13 de fevereiro de 2026 0

+Recentes

Batalha das IAs 17022024

DeepSeek se consolida como 3ª força no mercado de IAs, mas Gemini é quem mais cresce

Caso de Política 17 de fevereiro de 2026 0
Desresito ao MP Carnaval de Barreiras 2026 14022026

Madrugada de violência e omissão: evento bancado pela Prefeitura de Barreiras tem indícios de desrespeito à mulher e apologia a drogas

Caso de Política 15 de fevereiro de 2026 0
Aiba na China 13022026

Aiba lidera missão à China e amplia caminhos para o agronegócio da Bahia

Caso de Política 13 de fevereiro de 2026 0
SINPROFE 1068x801 08092025

Pressionada, Prefeitura de Barreiras cede, mas impasse com professores continua

Caso de Política 13 de fevereiro de 2026 0

O Caso de Política tem como missão informar com imparcialidade e precisão sobre os acontecimentos relevantes. O portal busca oferecer aos leitores informações de qualidade e atualizadas por meio de um jornalismo comprometido com a ética, promovendo o diálogo e o debate público saudável. O objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática e pluralista.
O Caso de Política acredita que a informação é um direito fundamental do cidadão e ao apresentar os fatos com transparência e objetividade, o portal busca oferecer uma visão ampla e aprofundada dos principais acontecimentos do momento, promovendo a formação de opinião pública e o exercício da cidadania. Dessa forma, o Caso de Política torna-se uma ferramenta importante para promover a democracia e o bem-estar social.

Brasil

DeepSeek se consolida como 3ª força no mercado de IAs, mas Gemini é quem mais cresce Batalha das IAs 17022024

DeepSeek se consolida como 3ª força no mercado de IAs, mas Gemini é quem mais cresce

17 de fevereiro de 2026 0
Aiba lidera missão à China e amplia caminhos para o agronegócio da Bahia Aiba na China 13022026

Aiba lidera missão à China e amplia caminhos para o agronegócio da Bahia

13 de fevereiro de 2026 0
Inpasa prepara 6ª usina em Luís Eduardo Magalhães e reforça Bahia como polo exportador de biocombustíveis Impasa LEN 13022026

Inpasa prepara 6ª usina em Luís Eduardo Magalhães e reforça Bahia como polo exportador de biocombustíveis

13 de fevereiro de 2026 0
CARNAVAL: especialista alerta para risco digital e pede que pais evitem postar fotos de crianças Nao divulgue imagens de criancas 12022026

CARNAVAL: especialista alerta para risco digital e pede que pais evitem postar fotos de crianças

12 de fevereiro de 2026 0
PF pede suspeição de Toffoli após mensagens sobre repasses à empresa ligada ao ministro Dias Toffoli e Daniel Vorcaro 12022026

PF pede suspeição de Toffoli após mensagens sobre repasses à empresa ligada ao ministro

12 de fevereiro de 2026 0
Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,35% para 2026 e eleva cota da agricultura familiar para 45% Merenda escolar

Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,35% para 2026 e eleva cota da agricultura familiar para 45%

11 de fevereiro de 2026 0

Mundo

Educação em Ruínas: Otoniel Teixeira sacrifica Professores para sustentar a bola de neve da dívida em Barreiras Otoniel Teixeira se nega a receber professores 08022026

Educação em Ruínas: Otoniel Teixeira sacrifica Professores para sustentar a bola de neve da dívida em Barreiras

9 de fevereiro de 2026 0
Em ligação a Lula, Xi Jinping convoca Brasil ao “lado correto da história” contra unilateralismo Xi e Lula 23012026

Em ligação a Lula, Xi Jinping convoca Brasil ao “lado correto da história” contra unilateralismo

23 de janeiro de 2026
GUERRA FRIA 2.0: A Ofensiva de Trump pela Groenlândia e o inventário clandestino de trilhões de dólares sob a Antártida geopolitica 19012026

GUERRA FRIA 2.0: A Ofensiva de Trump pela Groenlândia e o inventário clandestino de trilhões de dólares sob a Antártida

19 de janeiro de 2026
Exportações do agronegócio batem recorde e consolidam protagonismo do Brasil em 2025 agronegocio 02032025

Exportações do agronegócio batem recorde e consolidam protagonismo do Brasil em 2025

9 de janeiro de 2026
China consolida infraestrutura de bio-armazenamento de dados e modernização da integridade pública Keung DNA data storage 2020 HEADER wpv 2000x1333 center center

China consolida infraestrutura de bio-armazenamento de dados e modernização da integridade pública

6 de janeiro de 2026
“EUA buscam tutela do petróleo, não democracia”, afirma Gustavo Blum a Marcelo Ferraz sobre queda de Maduro Gustavo Blum 06012026

“EUA buscam tutela do petróleo, não democracia”, afirma Gustavo Blum a Marcelo Ferraz sobre queda de Maduro

6 de janeiro de 2026
Copyright © Caso de Política - 2016 | Jornalista: Luís Carlos Nunes (MTb - 86845/SP) | E-mail: contato@casodepolitica.com | Whatsapp: (77) 9 9869-4745 | MoreNews by AF themes.