Professor da UFBA, Raymundo Paraná, integra grupo internacional de experts em doenças vasculares do fígado

Reconhecimento internacional coroa anos de dedicação do hepatologista, que leva para o seleto grupo a expertise do ambulatório de hepatotoxicidade do Hupes/UFBA

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O professor da Faculdade de Medicina da UFBA, Raymundo Paraná, foi convidado para representar a América Latina no Grupo Internacional de Experts em Doenças Vasculares do Fígado – VALDIG, uma instituição de prestígio global que reúne os mais renomados especialistas no assunto, sediada em Paris.

O grupo é responsável por ditar as regras e fazer as recomendações para o manejo das doenças do fígado, área em que o tratamento, em países como o Brasil, ainda busca alcançar os padrões ideais.

O convite é um reconhecimento da trajetória de Raymundo Paraná, cuja carreira é marcada pela dedicação à pesquisa e ao tratamento das doenças do fígado, especialmente a hepatotoxicidade, condição causada por drogas, hormônios e ervas. Desde 2012, o médico lidera o ambulatório de hepatotoxicidade do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/UFBA), um serviço inédito no Brasil que tem gerado importantes estudos e publicações nos catálogos “DILI” e “HILI”.

Em entrevista, Paraná relatou como a criação de um ambulatório médico multidisciplinar, com a união da Faculdade de Farmácia, radiologistas intervencionistas e a inclusão da “farmacognosia” – ciência que estuda os princípios ativos de ervas e outras substâncias botânicas – permitiu a criação de um serviço no SUS para investigar as causas das drogas, hormônios e ervas que adoeceram as pessoas que buscavam o Hupes com hepatite tóxica.

O convite a Raymundo Paraná incluiu a FMB/HUPES num consórcio internacional, integrado pelo Centro de Referência Europeu da Universidade de Málaga, Centro de Referência Argentino da Universidade de Rosário e Centro de Referência de Montevideo, da Universidade de Montevideo, que faz um banco único de dados com a validação externa.

O VALDIG se reúne anualmente, e o próximo encontro será em abril, em Barcelona, onde o Dr. Raymundo Paraná apresentará informações e resultados do trabalho desenvolvido no Hupes.

A carreira do professor Raymundo Paraná é marcada pela dedicação e diversas honrarias. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Associação Americana para o Estudo do Fígado (AASLD), Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL) e Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado (ALEH) e Academia Baiana de Medicina. Em 2023, recebeu a Comenda 2 de Julho, importante honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Caso de Política | A informação passa por aqui.

#UFBA #Hepatologia #RaymundoParaná #DoençasDoFigado #VALDIG #Hupes #Medicina #Pesquisa #ReconhecimentoInternacional

Deixe uma resposta