
Plataforma que monitora os gastos com festas juninas será aberta ao público em 1º de junho e já registra R$ 93 milhões em contratações artísticas
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Até as 19h desta quarta-feira (21), 72 municípios baianos já haviam prestado informações ao Painel da Transparência dos Festejos Juninos, ferramenta que monitora os gastos públicos com as tradicionais festas de São João. As informações somam R$ 93 milhões em investimentos e 488 contratações artísticas em 2025. O sistema passa a ser atualizado diariamente e aberto ao público a partir de 1º de junho, com dados detalhados sobre os municípios que informaram ou não suas despesas.
Clique aqui e confira os municípios que já prestou as informações.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério Público da Bahia em parceria com os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), busca garantir acesso público às informações e incentivar boas práticas na gestão de recursos destinados à cultura e ao turismo.
Além dos valores e do número de contratações, o painel destacará diariamente as cidades que já conquistaram o Selo de Transparência 2025, certificação destinada aos municípios que se alinham às diretrizes da plataforma. Os dados são atualizados com base nas informações enviadas até as 16h de cada dia.
Os municípios têm até 31 de maio para enviar seus dados ao MP-BA. Aqueles que não prestarem informações dentro do prazo serão listados publicamente. A cerimônia oficial de entrega do selo ocorrerá no dia 10 de junho, em evento que premiará os gestores comprometidos com a transparência e a responsabilidade pública.
A ferramenta, apelidada de “Transparentômetro”, é resultado de uma ampla articulação institucional. Além do MP-BA, participam MPC/TCE, MPC/TCM, Rede de Controle da Gestão Pública, UPB, UCIB, Sebrae-BA, UFBA, IMAP e o Governo do Estado da Bahia. Embora voluntária, a adesão dos municípios é estimulada como forma de valorizar a governança pública e o direito à informação.
Ao reunir, sistematizar e divulgar dados sobre os festejos, o painel fortalece o controle social e promove um modelo colaborativo de gestão cultural, ao mesmo tempo em que previne eventuais distorções no uso de recursos públicos.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#TransparênciaJunina #MPBA #SeloDeTransparência #GestãoResponsável #FestejosJuninos #CulturaEControle #PainelDeTransparência #Bahia2025 #GovernançaMunicipal #RecursosPúblicos