
Cidade é a única da Bahia a integrar o projeto piloto IntegraChagas Brasil e realizou quase 6 mil testagens em menos de um ano
Da UFOB – A primeira edição do Boletim Epidemiológico sobre a doença de Chagas em São Desidério foi lançado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Saúde do município e o projeto IntegraChagas Brasil. O documento, elaborado com apoio dos professores Luiz Gustavo Oliveira e Jonilson Berlink, e estudantes de graduação e pós-graduação da UFOB, faz parte das ações de implementação de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde para diagnosticar e tratar pessoas acometidas pela doença em áreas endêmicas do país.
São Desidério é a única cidade da Bahia a fazer parte do projeto IntegraChagas Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde para mapear, diagnosticar e tratar pessoas com doença de Chagas no país a partir de uma pesquisa piloto. A cidade foi escolhida com base em dados do próprio ministério, que apontam a região do Oeste baiano como área de alta vulnerabilidade para a doença.
O projeto foi lançado oficialmente em junho de 2024 no município. Este é o primeiro boletim epidemiológico lançado com dados precisos sobre o cenário local da doença. Os resultados do estudo, que contabiliza testagens de março de 2024 a março de 2025, lançam um alerta para a atenção que deve ser dada aos 176 casos já confirmados da doença. Atualmente, existe um teste rápido para rastreio da doença de Chagas, desenvolvido pela Bio Manguinhos-Fiocruz e aplicado na cidade pelas equipes de saúde, graças à parceria com o projeto.
Quase 6 mil testes foram feitos em São Desidério em menos de um ano. Contudo, ainda faltam 413 pessoas para realizar o exame de confirmação do diagnóstico. A testagem é o primeiro passo para o tratamento. Quanto mais cedo se confirma-se o diagnóstico, mais chances há de frear o avanço da doença ou de cura.
Os resultados do Boletim também apontam para uma população de maior vulnerabilidade para a doença. 233 gestantes realizaram a testagem rápida de triagem para a doença de Chagas, com 174 testes negativos, 22 positivos e 37 inconclusivos. Por protocolo, todas as pessoas com teste positivo ou inconclusivo são encaminhadas para a sorologia. Os casos suspeitos são encaminhados para o exame de confirmação. No caso de mulheres e de gestantes, o rastreio é ainda mais importante, devido devido ao risco de transmissão da doença durante o parto ou a gestação.
Para acessar o Boletim Epidemiológico 2025 de São Desidério na íntegra, CLIQUE AQUI.
Com informações da Ascom/Integra Chagas Brasil
#DoençaDeChagas #IntegraChagas #SaúdePública #SãoDesidério #BoletimEpidemiológico #ChagasNaBahia #UFOB #BioManguinhos #Fiocruz
#TestagemRápida #GestantesEChagas