
Foto: PMB
Medida, publicada no Diário Oficial de 14 de maio (Edição 4412), busca suprir carência de servidores, mas não detalha cargos mais urgentes; duas enfermeiras obstetras foram recentemente contratadas
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Em meio a um cenário de crescente pressão popular devido à carência de profissionais na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Barreiras anunciou a formação de uma comissão especial para agilizar novas contratações. A medida, oficializada pela Portaria Nº 120/SMS e publicada no Diário Oficial do Município, Edição 4412, de 14 de Maio de 2025, visa atender à “necessidade temporária de excepcional interesse público” e solucionar a descontinuidade no atendimento que tem gerado prejuízos e queixas por parte da população.
A portaria, assinada pela Secretária Municipal de Saúde, Larissa Gomes Barbosa, institui a comissão com o objetivo de elaborar o edital e executar o Processo Seletivo Simplificado nº 002/2024. Os contratos terão duração de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.
Apesar da urgência e da menção à necessidade de “profissionais da saúde” para as áreas administrativa e assistencial, a publicação não especifica quais são os cargos com maior demanda ou o quantitativo de vagas a serem preenchidas, uma omissão que mantém a população em alerta sobre a real abrangência da iniciativa para sanar as lacunas existentes.
A crise na saúde local é um tema recorrente entre os moradores, que frequentemente relatam dificuldades no acesso à consultas, exames e outros procedimentos devido à falta de servidores.
Em uma ação paralela, mas que ilustra a busca por reforços, o mesmo Diário Oficial traz extratos de contratos (nº 023/2025 e nº 024/2025) referentes à convocação nº 015 do Edital n°002/2024/SMS (publicada na edição 4408 de 08 de Maio de 2025). Foram contratadas as enfermeiras obstetras Gutiane Soares de Moraes e Daphine da Hora Maia, com contratos assinados em 14 de maio de 2025. Embora pontuais, essas contratações sinalizam um movimento para mitigar a escassez, mas a população aguarda que a nova comissão apresente soluções mais amplas e detalhadas para os persistentes problemas no setor.
A comissão nomeada é presidida por Francelise Susan Mihara Bettanin e conta com outros sete membros, incluindo secretárias e demais integrantes, que terão a responsabilidade de conduzir o novo processo seletivo. A expectativa é que os próximos passos detalhem as áreas prioritárias e o número de vagas, trazendo um alívio mais concreto para o sistema de saúde de Barreiras.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#SaudeBarreiras #BarreirasBA #CriseNaSaude #ContratacaoPublica #SUS #ServicoPublico #Bahia