
Edital premia contos inéditos escritos em português por autores residentes na região de identidade acadêmica da Universidade. Inscrições vão até 16 de setembro
Caso de Política com informações da UFOB – A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) abriu inscrições para a 5ª edição do Concurso Literário Osório Alves de Castro. Podem participar autores brasileiros ou estrangeiros residentes em municípios do território de identidade acadêmica da UFOB, com contos inéditos e em língua portuguesa. O prazo para envio das obras termina em 16 de setembro e o link para incrição pode ser acessado clicando aqui.
O concurso aceitará apenas contos originais, que não tenham sido publicados em nenhum tipo de mídia, impressa ou digital. As obras devem ter entre cinco e sete páginas, conforme as orientações de formatação disponíveis no edital. O envio dos textos será feito exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela organização.
Serão premiados os cinco primeiros colocados, com valores que variam entre R$ 500 e R$ 2 mil. Além disso, os 15 melhores textos, segundo avaliação da comissão julgadora, integrarão o 4º volume da coletânea do concurso, a ser publicada em formato físico e digital (e-book).
O certame é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFOB e tem como objetivo valorizar a produção literária regional, incentivando novos autores e homenageando um dos principais nomes da literatura do sertão são-franciscano: Osório Alves de Castro.
Natural de Santa Maria da Vitória, Osório (1901–1978) foi autor de obras como Maria fecha a porta prau boi não te pegar e Bahiano Tietê. Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura em 1962 com o romance Porto Calendário, que integra, junto com os outros dois títulos, a trilogia sobre a integração do sertão à São Paulo.
O edital completo, com as exigências formais e o formulário de inscrição, está disponível no site da UFOB.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#ConcursoLiterárioUFOB #OsórioAlvesDeCastro #LiteraturaRegional #EscritoresDoOeste #ContoInédito #UFOB #CulturaNoOeste #PrêmioLiterário #ExtensãoEUFOB