
Em discurso contundente na Câmara, Rodrigo do Mucambo aponta descaso da gestão do prefeito Otoniel Teixeira com trechos vitais de rodovias e pontes, exigindo fim da inércia para evitar acidentes e garantir o direito de ir e vir de seis comunidades
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Em uma sessão marcada por forte tom crítico na noite desta terça-feira (08), o vereador Rodrigo do Mucambo, de Barreiras, fez um pronunciamento incisivo na Câmara Municipal, acusando a gestão do prefeito Otoniel Teixeira de “brincar de ser prefeito” diante do que considera um descaso com a infraestrutura vital da região. A principal cobrança recaiu sobre a urgente recuperação do trecho da BR-135 que leva até a ponte do Mucambo, além de outras pontes críticas, cuja degradação tem sido fonte de constantes acidentes e transtornos para múltiplas comunidades.
Rodrigo do Mucambo não poupou críticas, afirmando que a inatividade da administração de Otoniel Teixeira é inaceitável. Para ele, a falta de obras e de avanços concretos por parte do Executivo municipal é um sinal claro de irresponsabilidade, transformando o exercício do poder em mera simulação.
“Na noite de hoje eu gostaria de cobrar novamente que seja feita a recuperação do trecho da BR 135 até a ponte do Mucambo. Não é a primeira, segunda, nem terceira vez que eu venho aqui cobrar isso. E eu acho que o pessoal que entrou aí agora nesse mandato veio para brincar de ser prefeito. Porque eu não tô vendo nada executado, eu não tô vendo nada andando. A ponte lá tá de fazer vergonha.”
O vereador detalhou a situação calamitosa das estruturas, mencionando a ponte do Mucambo, a da Serra Talhada e a do São José do CTI. Ele destacou que, mesmo quando há intervenções, estas são meros “paliativos”, insuficientes para resolver o problema de forma definitiva, um fato que, segundo ele, é de conhecimento público e notório entre os próprios colegas parlamentares.
“As tábuas tudo despedaçadas, ponte da Serra Talhada da mesma maneira, a ponte do São José do CTI também estava numa condição ruim. Foram lá e fizeram um paliativo. Tá aqui o colega vereador Adriano Stai, que sabe que eu não tô tratando aqui com leviandade. Ele trafega ali também naquele trecho e sabe, tem conhecimento do que eu tô falando.”
Após sete meses da gestão do prefeito Otoniel Teixeira, Rodrigo do Mucambo declarou que sua paciência se esgotou. O que antes era uma postura de “pegar leve” para permitir a adaptação da nova administração, agora se converteu em uma exigência categórica por resultados.
“Eu acho que chegou, já entrando por 7 meses de mandato, até então eu tava pegando leve, eu tava tratando porque ainda tava pegando a condução do andamento das coisas, mas eu acho que chegou a hora de realmente fazer as coisas acontecer.”
A cobrança, segundo o vereador, não é recente. Ele afirmou que desde o mandato anterior já alertava para a necessidade de recuperação do trecho da BR-135. Rodrigo do Mucambo ainda abordou as críticas que recebe por residir na área afetada, rebatendo que sua atuação é baseada na observação e na necessidade da população, não em interesse pessoal. Ele fez um apelo direto à Secretaria de Infraestrutura para que assuma sua responsabilidade. O parlamentar ainda revelou que as poucas intervenções realizadas são fruto de iniciativas particulares, o que corrobora a omissão do poder público sob a gestão do prefeito.
“É, não é de hoje nem de ontem que eu venho cobrando não. Desde o mandato passado que eu venho cobrando a respeito da recuperação daquele trecho da BR 135 do Mucambo. O pessoal lá critica, algumas pessoas criticam o vereador por residir lá. Mas eu quero aqui deixar registrado nos anais dessa casa que eu tenho feito a cobrança. Que a secretaria de infraestrutura tem que tomar iniciativa e ir lá consertar aquilo lá. Lá meu primo é quem conserta lá que vai lá e põe uma concha de cascalho com a máquina lá quando tá o buraco afunda lá. Nos buracos lá daquele trecho. E eu acho que já passou da hora. Passou da hora porque ali é uma rota de acesso ali de mais de seis comunidades. E aquele povo de anos e anos sofrendo ali lá tendo acidente, cortando pneu de carro. É motoqueiro caindo, acidentando pessoal que não tem conhecimento da estrada.”
A preocupação com a segurança é central no discurso de Rodrigo do Mucambo, que destacou a rota como vital para mais de seis comunidades, palco de acidentes frequentes envolvendo veículos e motociclistas, com danos materiais e riscos de vida. Ele ainda estendeu a cobrança para outras pequenas pontes, como a da Passagem de Gado, que liga São José à Serra Talhada, classificando-as como “tragédia anunciada” devido ao risco iminente de desmoronamento, um perigo agravado pelo período de chuvas.
“A escola também, eu já fiz uma cobrança aqui, eu acredito que está na hora aproveitar agora que não está no período chuvoso para ir lá fazer a correção do que tem que ser feito. E também, colega vereador Adriano Estai, aquele aquelas pontes pequenas ali, Passagem de Gado, que liga o São José à Serra Talhada, vossa excelência é de conhecimento também que tá esbarrancando, tá um perigo ali, tá uma tragédia anunciada.”
Em um recado direto e carregado de ironia à administração do prefeito Otoniel Teixeira, o vereador sugeriu que o tempo gasto em redes sociais, como TikTok, deveria ser substituído por ações concretas e efetivas. O pronunciamento, que ecoou a insatisfação popular com a lentidão dos serviços públicos, encerrou com um clamor por trabalho e responsabilidade.
“Eu quero que eles tomem providência e ao invés do tempo que tá aí no telefone aí gravando vídeos, para estar postando aí no TikTok e no tudo mais, começar a passar a mão na caneta no papel e pôr o povo para trabalhar. Boa noite a todos, muito obrigado.”
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#Barreiras #InfraestruturaJa #PoliticaBA #VereadorRodrigoDoMucambo #OtonielTeixeira #OesteBaiano #SegurancaNasEstradas #Fiscalizacao #ChegaDeDescado #CobrancaPublica