Evento promovido pela Aiba reunirá produtores, pesquisadores e especialistas para debater inovação, governança hídrica e sustentabilidade no MATOPIBA
Com o propósito de integrar tecnologia, inovação e sustentabilidade na agricultura do MATOPIBA, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) promove o I Fórum de Irrigação da Bahia (Fiba) no dia 28 de novembro, em Luís Eduardo Magalhães, no auditório da sede da Abapa. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://curt.link/KRKVh.
A programação começa às 8h e contará com palestras sobre temas estratégicos para o futuro da irrigação no Cerrado, como fertilidade do solo, fontes alternativas de energia para a agricultura irrigada, segurança hídrica e investimentos e boas práticas na agricultura irrigada. Também serão apresentados cases de sucesso em sistemas de irrigação aplicados às culturas de algodão, soja e milho.
O fórum reunirá produtores rurais, pesquisadores, professores, acadêmicos, técnicos, autoridades e representantes de empresas e instituições públicas e privadas ligadas aos setores hídrico e agropecuário. O encerramento será marcado pelo lançamento do livro
“Agricultura Irrigada no Cerrado: subsídios para o desenvolvimento sustentável”, de autoria do professor doutor Lineu Rodrigues.
Para a produtora rural e diretora financeira da Aiba, Cristina Gross, o evento simboliza o compromisso do agronegócio com a inovação e a eficiência hídrica.
“Quando a tecnologia chega ao campo, ela transforma cada gota d’água em produtividade, sustentabilidade e futuro. E é com esse propósito que nasce o Fiba, evento que vai discutir as soluções mais inovadoras da irrigação sustentável no MATOPIBA”, destacou.
Durante o evento, a organização receberá doações de alimentos não perecíveis, que serão destinadas a instituições sociais da região, reforçando o compromisso da Aiba com o desenvolvimento humano e social do Oeste baiano.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#Fiba2025 #Aiba #IrrigaçãoSustentável #MATOPIBA #LuísEduardoMagalhães #Agronegócio #GovernançaHídrica #InovaçãoNoCampo #Cerrado
