
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Suspeito deteve uma das crianças no colo durante negociação; explosivo chegou a ser detonado em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), prendeu na tarde desta quinta-feira (22) Flávio Pacheco da Silva, suspeito de ameaçar detonar uma bomba na sede do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo testemunhas, um artefato chegou a ser detonado nas imediações do prédio antes da chegada da polícia.
Flávio Pacheco da Silva, suspeito de ameaçar o ministério do Desenvolvimento Social com uma bomba nesta terça (22). Reprodução
O homem estava acompanhado de uma mulher e duas crianças, uma delas mantida em seus braços durante parte da negociação com os policiais. A identidade de Flávio foi confirmada pela Polícia Civil com o uso de reconhecimento facial. A PMDF deu início à operação de contenção por volta das 16h, batizada de “Operação Petardo”, e isolou a área com apoio do esquadrão antibombas.
A movimentação aconteceu nas imediações do bloco A da Esplanada, que abriga, além do MDS, os ministérios dos Esportes e dos Direitos Humanos e da Cidadania. A tensão aumentou quando o suspeito se recusou a deixar o local, portando um volume suspeito. Servidores foram evacuados como medida preventiva.
Informações preliminares apontam que o homem teria reagido à negativa de atendimento no MDS. Impedido de entrar no prédio, ele teria ameaçado provocar a explosão em forma de protesto. Apesar da gravidade da situação, a ação da PM foi considerada rápida e eficaz, neutralizando a ameaça sem feridos.
A motivação exata e o conteúdo do explosivo ainda estão sob apuração. O caso segue sob investigação da Polícia Civil e da Polícia Federal.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#Bope #Explosivo #MDS #EsplanadaDosMinistérios #SegurançaPública #Brasília #PMDF #OperaçãoPetardo #AmeaçaDeBomba #PolíciaCivil