
Na tribuna da Assembleia Geral da ONU, Trump desdenhou de avanços científicos e políticas para um futuro sustentável. Foto: Loey Felipe / UN Photo
Presidente dos EUA atacou cientistas da ONU e questionou esforços globais para reduzir emissões de gases de efeito estufa
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Durante seu discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as mudanças climáticas são “a maior fraude” do mundo e atacou políticas de energia limpa, além de nomear cientistas climáticos da ONU como “estúpidos”.
Trump dedicou cerca de 15 minutos de sua fala — que durou quase uma hora — para questionar o consenso científico sobre mudanças climáticas e criticar iniciativas internacionais de redução de emissões. Segundo ele, previsões da ONU e de outros cientistas estariam equivocadas e prejudicaram economias de países que investiram em energia sustentável.
“Antigamente se falava em resfriamento global, depois em aquecimento global e agora chamam de mudança climática. Assim serve para qualquer coisa. É a maior fraude já aplicada ao mundo, na minha opinião”, disse Trump, acrescentando que continuar com investimentos em energia limpa levaria países à falência.
O presidente norte-americano também criticou a União Europeia por reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 37%, argumentando que países como a China aumentariam sua pegada de carbono, tornando os esforços inúteis. Ele reafirmou que a retirada dos EUA do Acordo de Paris foi necessária para evitar “fingir que estão combatendo a fraude do aquecimento global”.
Especialistas alertam que eventos climáticos extremos são cada vez mais frequentes e que a ciência confirma a influência humana nas alterações do clima. A redução global de emissões continua sendo considerada essencial para evitar impactos irreversíveis sobre a vida na Terra.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#Trump #MudançaClimática #EnergiaLimpa #ONU #AcordoDeParis #GasesDeEfeitoEstufa #PolíticaAmbiental #IPCC #Clima #EventosExtremos