
Hélio Justo destaca potencial de Formosa do Rio Preto para a produção cacaueira e enxerga na cadeia produtiva oportunidades de desenvolvimento econômico e geração de empregos na região
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, Hélio Justo, participou nesta quinta-feira (10) da abertura oficial da 4ª edição da Cacauicultura 4.0, maior evento técnico da cadeia produtiva do cacau no país, realizado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras.
Durante o evento, que segue até sábado (12) com intensa programação técnica em Barreiras e Riachão das Neves, o pecuarista elogiou a iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na pessoa de seu presidente Moisés Schmidt, e também agradeceu o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, destacando o papel estratégico da cultura cacaueira para o Oeste baiano.
“É uma expectativa muito positiva ver o cacau ganhando espaço na nossa região. Mas precisamos ir além da colheita: é fundamental que o cacau também seja industrializado aqui. Podemos produzir chocolate, manteiga de cacau, nibs, cosméticos e até biofertilizantes, agregando valor e impulsionando nossa economia local”, afirmou Hélio Justo.
O líder rural destacou que Formosa do Rio Preto, por ser o maior município em extensão territorial da Bahia e da região Oeste, também tem grande potencial para incorporar a produção cacaueira ao seu portfólio agrícola.
“Temos espaço, solo e produtores prontos para diversificar. A cultura do cacau pode ser uma aliada importante nesse processo”, pontuou.
Além do aspecto econômico, Hélio enfatizou o impacto social da cadeia produtiva do cacau, que pode abrir novas frentes de trabalho e promover o desenvolvimento regional. “Estamos falando de uma cultura que gera muitos empregos diretos e indiretos, do campo à indústria. Isso significa renda, oportunidades e qualidade de vida para muitas famílias. Precisamos abraçar essa possibilidade”, declarou.
A Cacauicultura 4.0 reúne produtores, pesquisadores, investidores e representantes de empresas e instituições do agro em uma verdadeira imersão sobre o futuro da cultura cacaueira. A programação continua nesta sexta-feira (11) com ciclos de palestras sobre bioinsumos, melhoramento genético, rastreabilidade e irrigação, e se encerra no sábado (12) com Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves.
O evento conta com apoio do Governo da Bahia, das prefeituras de Barreiras e Riachão, e de empresas como Netafim, Rain Bird, TRF, Casa da Lavoura, Ceplac, CIC e AIPC.
Caso de Política | A informação passa por aqui.
#Cacauicultura40 #HélioJusto #FormosaDoRioPreto #BarreirasBA #Aiba #JerônimoRodrigues #Agronegócio #CacauDoOeste #DesenvolvimentoRural #AgroIndústria