Casos de dengue aumentam nas Américas em possível pior surto da história, afirma Opas

Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela dengue

Caso de Política com Reuters – Em um alerta preocupante, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciou um aumento alarmante nos casos de dengue nas Américas durante os primeiros três meses deste ano. O cenário pintado revela uma situação três vezes mais grave do que a registrada no mesmo período do ano anterior.

Brasil, Argentina e Paraguai estão sendo duramente atingidos por esta epidemia, catapultando a região para o epicentro de uma das maiores crises de saúde já enfrentadas. Autoridades da Opas, em uma coletiva de imprensa impactante, descreveram a temporada atual como possivelmente a mais devastadora já testemunhada na história das Américas, no que diz respeito à doença transmitida por mosquitos.

Os dados divulgados pela Opas, um braço vital da Organização das Nações Unidas (ONU), são sombrios: mais de 3,5 milhões de casos de dengue e mais de 1.000 mortes foram confirmados até março deste ano em toda a extensão das Américas, que vão do Canadá ao extremo sul do Chile, incluindo o Caribe.

De acordo com informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cerca de 4 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, vivem em áreas de risco para contrair dengue, evidenciando a amplitude e a gravidade desta crise.

Os sintomas da dengue são variados e incluem febre, dores de cabeça, vômitos, erupções cutâneas, além de dores musculares e nas articulações. Em casos mais severos, a doença pode evoluir para uma febre hemorrágica, causando sangramento e potencialmente levando à morte.

Este surto catastrófico ocorre principalmente entre fevereiro e maio, nos meses finais do verão e início do outono no Hemisfério Sul, aumentando ainda mais a urgência para ações imediatas de controle e prevenção por parte das autoridades de saúde em toda a região.

Os sintomas da dengue incluem febre, dores de cabeça, vômitos, erupções cutâneas, além de dores musculares e nas articulações. Em alguns casos, pode causar uma febre hemorrágica mais grave, resultando em sangramento que pode levar à morte.

A maioria dos casos de dengue é observada entre fevereiro e maio, os meses do final do verão e início do outono no Hemisfério Sul.

Caso de Política | A informação passa por aqui

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.